Banner campanha
“Vem e segue-me!”

4 técnicas para auxiliar no aprendizado das crianças

4 técnicas para auxiliar no aprendizado das crianças

Confira 4 técnicas simples para incentivar os estudos e intensificar o aprendizado das crianças. Vamos lá?

Embora a escola tenha grande importância na educação dos filhos, sem o envolvimento da família, o aprendizado das crianças não se efetiva em plenitude.

É em casa que elas conseguem transformar as informações a que foram expostas durante as aulas em conhecimento.

No entanto, longe da supervisão dos professores, não é fácil mantê-las focadas nos estudos.

Pensando nisso, o post de hoje apresenta 4 técnicas simples para incentivar os estudos e intensificar o aprendizado das crianças. Vamos lá?

1. Crie um ambiente propício para a aprendizagem

Será muito mais fácil para a criança se concentrar em suas tarefas se ela estiver imersa em um ambiente organizado, silencioso e sem distrações.

Por isso, mantenha computadores, celulares, videogames, televisão e outros eletrônicos fora do alcance delas na hora dos estudos, a não ser que eles sejam ferramentas em uso para o aprendizado.

Além disso, apostar na criação do chamado ruído branco (sons de natureza ou música clássica leve) pode favorecer muito a concentração das crianças.

Da mesma forma, ambientes limpos, confortáveis e luminosos previnem o desvio da atenção e são mais convidativos ao aprendizado.

Com certeza, seu filho vai se concentrar melhor se o ambiente estiver preparado para recebê-lo.

2. Elaborem uma rotina de estudos

Horário e local estabelecidos são essenciais para construir o hábito de estudar, por isso é importante que junto com um adulto ela possa planejar um cronograma, auxiliando na organização do tempo.

Combine com o seu filho qual será o tempo dedicado ao estudo e tarefas de casa, e também às suas atividades de lazer.

3. Entenda o perfil de aprendiz de cada criança

Cada pessoa responde melhor a um certo tipo estímulo. Por exemplo, para alguns é a memória visual[ACR1]  (ou fotográfica) que é a mais aguçada,  e por isso se recordam melhor das coisas por meio de imagens.

Textos, fotos, vídeos, gráficos e mapas conceituais são os melhores aliados dos chamados alunos visuais.

Mesmo que a atividade seja oral, como uma apresentação em grupo, professores e pais podem incentivá-las a anotar os tópicos do discurso para uma maior fixação dos conteúdos.

O outro perfil de estudante, são os auditivos. Para eles, é ideal explorar recursos de áudio, como audiobooks, leituras em voz alta e discussões em grupo.

A elaboração oral do que foi lido e a repetição de instruções também favorecem a assimilação dos alunos auditivos.

Há ainda as crianças sinestésicas, isto é, que constroem melhor o conhecimento na prática e em movimento, associando os sentidos.

Experimentos em laboratórios, aulas em campo, oficinas manuais e maquetes são opções ideais para este perfil.

É importante pensar, que as crianças estão passando por um momento importante de seu processo de desenvolvimento, ainda estão construindo sua maneira de ser no mundo, por isso é saudável diversificar os estímulos, entender que cada uma tem seu tempo e maneira de aprender.

4. Ensine seu filho a respirar

Estudos e experiências levantam a importância da respiração para a potencialização do aprendizado, e como realiza-la de maneira correta pode contribuir com a capacidade de concentração e aprendizado.

A respiração breve e curta (e centrada no peito), que normalmente realizamos no dia a dia, acelera os batimentos cardíacos e agita o corpo e a mente.

Já a diafragmática  é ideal para acalmar as ondas mentais, evitando o estresse e a ansiedade. Um detalhe: a respiração deve ser nasal.

Os movimentos de inspiração e expiração ficam reduzidos e curtos quando são realizados pela boca.

Além disso, há pesquisadores que já relacionam os tipos de respiração ao desempenho da memória, essencial para o aprendizado.  A técnica de respiração é uma forma de estabelecer contato com o próprio corpo e exercer controle sobre ele. Não é fantástico que a capacidade de aprendizado das crianças possa crescer exponencialmente com a respiração correta?

O aprendizado das crianças, de fato, exige dedicação tanto da parte delas quanto de seus responsáveis. Mas o esforço é gratificante!

Com rotina e ambientes fixados e técnicas de concentração e assimilação de conteúdo,  potencializamos de maneira natural o aprendizado das crianças, além de adequadas ao seu perfil.

Ensine e incentive seu filho a praticar exercícios de respiração antes de começar uma atividade e assim que ele se distrair ou começar a dar sinais de inquietação.

Free Joomla! template by Age Themes